“Tá” duvidando? Pesquisa com calma na internet pra você ver. Internet vicia tanto quanto drogas químicas e vegetais e sim, isso é uma afirmação e não uma pergunta. Internet vicia tanto quanto drogas, álcool e comida, devido aos altos níveis de dopamina que o cérebro secreta nos momentos de utilização prazerosa, conforme dados retirados do livro Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento.

Para ser sincero pra você, também fiquei um pouco surpreso quando li essa informação. Mas pare para pensar. Há jovens e adolescentes que ficam mais de 10h conectados na internet por dia, conforme uma pesquisa realizada em Criciúma, SC, e outros jovens chegam a ficar em frente ao computador mais de 15h nos finais de semana; isso utilizando um ponto fixo de conexão, um computador ou notebook, sem levar em conta a utilização de smartphones. Se contarmos o tempo de utilização de smartphones, não sei se há limite, pois essa conexão seria interrompida apenas no sono, e olhe lá ainda, pois há jovens e adolescentes que até banho tomam com seus celulares. Sim, isso é verdade. Eles utilizam as capas de proteção desenvolvidas para utilizar o smartphones em locais aquáticos (praias, lagos, parques, rios e etc) para tomar banho com o celular.

Além dos problemas físicos e psicológicos que essa compulsão pode trazer ao ser humano, os jovens e adolescentes também enfrentam o problema do esfriamento espiritual, pois cada vez menos tempo possuem para orar, ler a Bíblia, ter comunhão com o Espírito Santo, se dedicar ao departamento, as atividades da igreja e etc. Até mesmo na igreja é possível ver inúmeros jovens conectados durante todo o culto, que para esses, de culto não tem nada, pois ali eles estão fazendo qualquer coisa, menos cultuando a Deus.

Como psicólogo e pastor de adolescentes e jovens, preciso trazer um alerta a você sobre o uso compulsivo da internet.

Uma revisão de literatura realizada em 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela psicóloga Caroline Pirocca, demonstrou que os principais problemas decorrentes do uso excessivo de internet são irritabilidade, impaciência e sintomas de estresse agudo. O mesmo estudo ainda demonstrou que o uso excessivo de computadores e smartphones também ocasionam LER (lesão por esforço repetitivo) que pode causar formigamento nas mãos, dormência, insensibilidade ou falta de força para segurar objetos. Outra consequência do uso excessivo é a má postura dos adolescentes e jovens em frente ao computador, que ocasiona dores nas costas e até mesmo nas articulações, bicos de papagaio e por ai vai mais um caminhão de problemas físicos.

Outras pesquisas também demonstraram que a qualidade das relações familiares está se deteriorando cada vez mais devido a falta de contato dos membros familiares. Muitos adolescentes e jovens passam horas ininterruptas na frente do computador ou smartphone conversando com amigos, em redes sociais, em jogos on line, e infelizmente as consequências disso é que a atual geração está cada vez mais distanciando-se de seus pais e familiares.

Mais alarmante do que os problemas físicos e psicológicos, são os problemas espirituais que o uso excessivo da internet traz para os jovens e adolescentes. Seja sincero com você mesmo. Você devota o mesmo tempo para Deus que para suas atividades na internet, no Facebook ou WhatsApp? Como já disse antes, eu não sou radical quanto ao uso dessas ferramentas, muito pelo contrário, uso todas elas, porém me sinto no dever de trazer um alerta a você sobre o uso excessivo e as consequências que isso está trazendo em sua vida. Muitos estão devotando 5h, 10h, 15h conectados a internet, geralmente com atividades não profissionais e não conseguem tirar um tempo para suas famílias, para estudarem e tampouco para Deus.

Muitos chegam a dizer que é mais prazeroso estar na internet do que na igreja e por isso estão na igreja conectados a internet. Eu não vou mentir dizendo que nunca usei o celular no culto, seria hipocrisia da minha parte, porém isso não pode virar rotina e vício. Mateus escreveu que “devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará (Mt 24.12)” e essa realidade podemos perceber todos os dias ao nosso redor e em nós mesmos.

Estamos vivendo uma época em que jovens e adolescentes tem perdido o interesse em servir a Deus de verdade. Estão na igreja por uma mera formalidade ou então por uma convenção social. Estão nos cultos porque é legal, porque ali tem amigos, porque ali tem atividades prazerosas ou então porque tem músicas que agradam.

Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Apocalipse 2:4-5

É tempo de você refletir com bastante calma sobre suas prioridades de vida. O que é primordial pra você? Viver para Cristo, assim como Paulo nos ensina em Filipenses 1.21 ou apenas deixar a vida passar diante dos seus olhos enquanto você passa inúmeras horas diárias conectadas à internet. Reflita nessa pergunta!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2017 Desenvolvido por Uaadescp

Se liga em nosso Facebook